Seguro saúde na Austrália

Já pensou na possibilidade de ter que usar o sistema de saúde enquanto você estiver fazendo Intercâmbio?

Infelizmente não estamos imunes a pegar uma gripe, uma reação alérgica ou, até mesmo, quebrar um osso durante o período que estamos fora do Brasil.

Por isso, é muito importante contar com uma assistência médica que funcione como se fosse um “Plano de Saúde”.

Aqui na Australia é obrigatorio, para obter o visto de estudante, que voce emita uma cobertura médica. Esse Seguro obrigatório se chama OSHC – Overseas Health Cover.

As empresas mais usadas pelo estudantes são BUPA, NIB, AHM, Allianz, mas me detenho ao BUPA e ao NIB, que são as melhores seguradoras em questão de facilidade de uso e rede de atendimento.

Bupa logo - Seguro saúde na Austrália
nib travel insurance logo - Seguro saúde na Austrália

O cálculo do preço deste seguro é feito através da quantidade de meses que você ficará no país, e isso engloba o período em que estiver de férias da escola também.

Exemplo: 6 meses de curso + 1 mês de férias no final = Total de 7 meses de Seguro.

Assim que você desembarca na Austrália terá acesso ao seu cartão de segurado. Muitos estudantes os retiram nas unidades de suas agências na Austrália e, as vezes, na escola.

AHM OSHC 300x177 1 - Seguro saúde na Austrália
allianz logo 1 - Seguro saúde na Austrália

Há casos em que o cartão é extraviado e você pode solicitar uma 2 via no site, através do Portal do Usuário.

De qualquer maneira, o que você precisa na hora de marcar uma consulta ou solicitar qualquer tipo de assistência é apenas seu número de membro. Este número vem na carta que você recebe (da sua agência) após a emissão do seu seguro.

Aqui na Austrália. Você pode pedir reembolso de medicamentos também, desde que o valor seja maior que AUD 30,00 e que tenha uma receita oficial da farmácia contendo os seus dados. Geralmente o valor reembolsado para medicamentos é de 50%.

Outra coisa que você pode pedir reembolso são consultas médicas (quando você agenda com o médico e vai até a clínica médica) e idas ao hospital, PORÉM, em casos de hospitais, o valor só é reembolsado caso o motivo de sua ida até lá seja REALMENTE detectado como uma emergência médica. Se o médico/Hospital der um laudo que você poderia ter esperado um agendamento com um clínico geral o valor pago não será reembolsado.

E o valor para ser atendido em um Hospital Australiano com o OSHC é, em torno de, AUD 500,00! + os exames e procedimentos que fizer lá.

Outra dica importante de saúde: Só use ambulâncias em caso de extrema emergência, uma ida ao hospital de ambulância gira em torno de AUD 1500,00 a AUD 2000,00 e o reembolso será analisado da mesma forma que a visita de emergência.

Estes reembolsos serão de 100% e para acioná-los deve-se entrar no Portal do Usuário do site de sua empresa de seguro, ir até uma unidade de atendimento, enviar um e-mail ou telefonar.

O prazo de reembolso é de até 7 dias em sua grande maioria, alguns casos mais extremos onde o estudante teve que usar mais serviços do hospital pode levar mais tempo.

O visto de estudante está ligado ao seguro, ou seja, para obter o visto este é um dos documentos necessários e essa regra vale tanto para a primeira aplicação no Brasil, quanto para as futuras aplicações aqui na Austrália.

Há diferentes Coberturas e Planos. Geralmente usamos o plano Advanced sem Dental.

As Coberturas são de single para um estudante que viaja ou está aqui sozinho, Couple para casais brasileiros casados, união estável ou em um relacionamento comprovado através de alguns requisitos, e o Family para casais com filhos.

No caso das Coberturas Couple e Family o valor do seguro, além de considerar os meses de permanência, terá acréscimo para cada membros extras.

E outra questão super importante, em caso de gravidez o parto só é coberto quando a apólice for igual ou maior ao período de 1 ano e deve ser a Couple, não aceitam 2 Singles (uma para cada). Os exames pré-natal entram na mesma regra de reembolso dos remédios ou consultas, primeiro você paga, depois pede o reembolso e eles devolveram uma porcentagem.

Mais dúvidas sobre Seguro OSHC é só me mandar!

Vamos nos falando =)

Veja mais

Canada 30 400x250 - Seguro saúde na Austrália

Prós e contras – Vale a pena morar no Canada?

Pensar em sair do seu país de origem pode ser uma decisão empolgante, viver em segurança, ter acesso à educação básica de qualidade e garantia de assistência à saúde, pode não fazer você pensar duas vezes e já correr atrás de seguir o processo. Apesar de todos os...

VISTO PARA O CANADA 400x250 - Seguro saúde na Austrália

Qual visto aplicar para o Canada?

Você que está planejando fazer uma viagem ao Canadá ou seu voo irá fazer uma escala em algum aeroporto desse país, seja como turista, estudante ou para trabalho, saiba que para todos os tipos existem vistos diferentes que você deverá solicitar. Antes de comprar sua...

Me siga nas redes sociais

Pin It on Pinterest

Compartilhe

Compartilhe esse post com seus amigos!